Ronaldo fez sexo no balneário, Mourinho queria Guardiola para adjunto e Ronaldinho chegou bêbedo ao treino. Conheça 14 histórias do clube catalão:
O livro
'De Puertas Adentro' foi agora publicado em Espanha e conta 113 histórias do Barcelona, fundado a 29 de Novembro de 1899. O autor, Lluís Lainz, antigo jornalista e treinador, fez parte das equipas técnicas do Barça de 1996 a 2010.
Em Março de 1938, durante a Guerra Civil espanhola, a sede do Barcelona foi atingida por uma bomba: 80 taças foram destruídas ou danificadas.
Em duas épocas (1982 a 1984), Maradona apenas ganhou uma Taça do Rei e uma Supertaça. Esteve sem jogar oito meses, primeiro devido a uma hepatite e depois porque partiu uma perna.
Passava o tempo em noitadas (mais tarde admitiu que foi em Espanha que começou a consumir cocaína), o que lhe valeu várias críticas do presidente, Josep Lluís Núñez. Quando deixou o Barcelona, insultou a mulher do presidente.
Kubala foi uma das grandes estrelas do Barcelona. Uma vez, em 1951, Ángel Navarro, massagista do clube, contactou um jornalista amigo de Kubala: faltavam três horas para o jogo com o Celta de Vigo e ninguém sabia dele.
Encontraram-no bêbedo num bar. Navarro deu-lhe a beber café com sal, meteu-o numa banheiracom água quente e fez-lhe uma massagem. No fim, o Barcelona ganhou 6-1 e Kubala marcou cinco golos.
Rijkaard ganhou a Champions em 2006, mas perdeu o Mundial de Clubes, em Tóquio, onde viveu um caso extraconjugal. Em 2008, saiu do Barça e divorciou-se.
Nas três primeiras épocas noBarcelona, entre 2003 e 2006, Ronaldinho Gaúcho foi bicampeão de Espanha, ganhou uma Liga dos Campeões e foi duas vezes eleito o Melhor Jogador do Mundo.
O brasileiro vivia numa mansão em Castelldefels, perto da cidade, acompanhado pela irmã, Deisy, pela mãe, Miguelina, e por vários primos. Tinha uma vida pacata, sem exageros ou noitadas. Mas em 2006 Deisy, que namorava com um futebolista do Espanhol (Eduardo Costa) mudou-se com ele para França. Na mesma altura, a mãe ficou noiva e regressou ao Brasil.
Ronaldinho começou a sair cada vez mais, para bares e discotecas como Casanova ou La Sandunguita, em especial acompanhado por Deco.
Algumas vezes chegava bêbedo aos treinos, a dormir no banco de trás do jipe, conduzido por um dos primos. O treinador, Rijkaard, para não despertar a atenção dos jornalistas mandava-o para o ginásio. Em 2008 foi vendido ao Milan.
Os adeptos do Barcelona são culés (cul é cu em catalão) porque em 1909 sentavam-se no muro do campo e quem passava na rua olhava para cima e só lhes via os rabos.
No Verão de 1996, o brasileiro Ronaldo ainda estava há pouco tempo em Barcelona e, com receio de se perder, no fim do treino decidiu deixar o carro no estádio e seguiu de táxi para um jantar.
Quando regressou a Camp Nou, de madrugada, já não vinha sozinho. O segurança viu-o chegar acompanhado por duas mulheres bonitas e, passado algum tempo, começou a estranhar a sua demora a sair do parque de estacionamento.
Com receio de que tivesse acontecido alguma coisa, decidiu ir procurá-lo. Encontrou-o a fazer sexo com as duas mulheres num sofá à entrada dos balneários. No dia seguinte, contou o episódio ao chefe de segurança, Antonio Iglesias, que informou o presidente do clube, Josep Lluís Núñez. Este limitou-se a sorrir e disse-lhe:
“Não se preocupe, ele tem 20 anos, está na idade de se divertir.”
Em 1934 o Barcelona foi penúltimo e só não desceu de divisão porque a Liga passou de 10 para 12 clubes. Em 1942 teve de disputar a liguilha com o Múrcia.
Joan gamper, um dos fundadores do Barcelona, não foi o primeiro presidente porque em 1899 era menor de idade – tinha 22 anos e nessa altura só se atingia a maioridade aos 23. Gamper foi presidente por cinco vezes, entre 1908 e 1925.
Mourinho esteve para ser treinador do Barcelona em 2008. Reuniu-se em Lisboa com dois dirigentes e apresentou num powerpoint de 27 páginas a sua estratégia para a equipa: como seria o estilo de jogo e quem deveria ser dispensado.
Mourinho acabou por ir para o Inter de Milão, mas uma das revelações é que ele queria que o seu adjunto fosse Pep Guardiola, então treinador da equipa B.
Helenio Herrera (treinador do Belenenses em 1957/58) foi campeão no Barcelona em 1959 e 1960. Antes dos jogos dava a volta ao estádio para ouvir os insultos dos adeptos rivais. Depois ia ao balneário e dizia: “Podem sair, as feras estão dominadas.”
Josep Sunyol, 22º presidente do clube, foi fuzilado em 1936. Tinha ido ter com os republicanos à serra de Guadarrama e foi apanhado pelos franquistas.
Migueli chegou ao Barcelona em 1973 e pouco depois foi para a tropa. Quando recebeu uma chamada a dizer que estava convocado para jogar em Saragoça, teve medo que não o deixassem ir e fugiu do quartel. No regresso, foi castigado: quatro dias na solitária.
Paco Fortes (treinador do Farense entre 1989 e 1999) jogava no Barcelona que ganhou a Taça do Rei em 1978. No dia seguinte, foi acusado de violação por uma empregada de hotel. Mas ele até tinha ido a uma festa privada numa casa e acabou ilibado.
Fonte: Sábado