Neste blog pode acompanhar a vida privada dos seus heroís e ídolos do mundo do futebol.
O ditado popular diz que "atrás de um grande homem está uma grande mulher", será que atrás de um grande jogador de futebol está uma grande mulher? É isso que vamos ver. Disfrutem...

sábado, 6 de julho de 2013

"O Artur tem o sonho de ser campeão pelo Benfica"



Conheceu o Artur como fisioterapeuta ou a desfilar?

A desfilar, mas ele já sabia que eu estudava Fisioterapia. Ele era amigo do namorado de uma amiga minha e ele sabia quase tudo sobre a minha vida mesmo antes de o conhecer. Mas, nessa altura, trabalhava tanto como fisioterapeuta como manequim.

E como o conquistou, com andar 'gingado' de manequim ou com massagens?

Como pessoa (risos)... A minha maneira de ser, acho, foi o que mais o cativou. O Artur vem de uma família muito boa. A mãe do Artur é uma pessoa muito inteligente, estudiosa e ele sofreu essa influência. Mas, no fundo, terá contado um conjunto de vários aspetos.

Qual foi a estratégia que ele usou para a cativar?

Ele é romântico demais! Nem namorávamos e ele telefonava-me sempre, mandava entregar em casa flores com uma mensagem a dizer que estava com saudades. O Artur era de chegar ao pé de mim com uma caixa de bombons, de me ir buscar a casa e sair para abrir a porta do carro. E nestes anos todos, nunca deixou de ser assim. O Artur espera sempre por mim do lado de fora do carro e abre-me a porta.

E como foi a adaptação a um país e a uma cultura diferente?

Sempre tivemos uma mente aberta e queremos absorver alguma coisa de bom de todos os sítios que conhecemos. Itália foi só aprendizagem e alegria! Fiz cursos de culinária, trabalhei quatro meses num restaurante em Cesena, estudei a língua e hoje falo corretamente. Penso no meu futuro profissional quando o Artur acabar a carreira e, como a Fisioterapia está sempre a evoluir, para voltar a exercer teria de fazer um novo curso. Optei pela culinária, porque amo cozinhar. Essa poderá ser uma opção de vida.

Que tipo de homem é o Artur?

É um homem extremamente tranquilo, calmo, ponderado, pacato, bondoso... É aquele tipo de pessoa que abraça o amigo... é muito humano. Vive tudo de forma muito intensa, por isso, quando sofre, o sofrimento é muito grande... se está feliz, a felicidade transborda... Ele é completamente transparente, não consegue esconder qualquer tipo de sentimento. Adora receber os amigos e, por ele, a casa estava sempre cheia (risos).

Sendo uma pessoa que vive as coisas de forma tão intensa, como reagiu o seu marido à fase final da temporada, quando o Benfica desperdiçou a hipótese de ganhar três competições?

Com muita tristeza! O que lhe disse é que esta temporada é para ser lembrada e não esquecida! Para chegar onde chegaram, todos eles tiveram o seu mérito! Há oito anos que não chegávamos a uma final da Taça, há 23 anos que não chegávamos a uma final europeia... Eles sonharam, acreditaram, lutaram e, com toda certeza, trabalharam muito até ao fim. Mas quando a expectativa é grande a deceção é maior! E as coisas acontecem no tempo de Deus e não no nosso! Acredito que é uma equipa que está em ascensão, a melhorar de ano para ano e que estão no caminho certo!

A crítica e os adeptos colocaram muita responsabilidade em cima do Artur, por alguns erros em jogos decisivos. Isso deixou-o magoado?

Só posso responder por mim, pelo que vi e senti! E é tão simples quanto isto: futebol é um desporto coletivo, quando vencem, vencem todos e, quando perdem, perdem todos! E todos os que entram em campo estão em prol do mesmo objetivo, que é vencer sempre!

Voltando um pouco atrás na nossa conversa, quem são os habituais convidados dos convívios organizados pelo Artur?

São mais os amigos do clube. Todos os brasileiros, entre os quais o Luisão, que é o mais próximo, e o Dudu, um grande amigo desde os tempos de Braga. O Artur não é de grandes grupos, mas os poucos amigos são bons e ele valoriza bastante essas amizades. Do Luisão, por exemplo, somos vizinhos, porta com porta, temos filhos da mesma idade, por isso há uma maior identificação.

E a Karina é uma mulher...

...forte, que cobra, exigente e faladora, enquanto o Artur é 'light' demais. Eu sou muito organizada, o Artur é o oposto e passa a vida a largar as coisas em todo o lado. Ele leva tudo na brincadeira, mas é uma pessoa muito equilibrada.

Pois é, foram pais em Lisboa.

É verdade. O Artur é um bom pai e muito apaixonado pelo filho. Ele entra em casa a chamar pelo Luca, brincam muito os dois. O Artur pega no Luca e atira-o ao ar como se fosse uma bola, um boneco. É um pai paciente e incansável, mas consciente da responsabilidade de educar uma criança e por isso é exigente com o filho. Ele só não dá banho nem muda fraldas. Acho que as mãos dele são demasiado grandes e ele não tem muito jeito.

Qual é o maior sonho dele?

É ser campeão pelo Benfica. Ele tem sempre muita fé e confiança na realização desse objetivo. O Artur é uma pessoa que pensa em futebol de manhã à noite. Ele vive o futebol e a profissão dele de forma muito intensa. Ele identifica-se na plenitude e revê-se na mística do Benfica, que é ganhar, ganhar e ganhar. Ele nem se dá ao direito de empatar e é extremamente exigente consigo próprio. E é curioso que a adaptação dele ao clube foi muito boa, chegou e sentiu-se muito bem recebido pelos adeptos, pelos colegas de equipa, dirigentes, pelo clube no seu todo.

Gostavam de ficar a viver em Lisboa?

Eu coloco essa hipótese. Gosto do país, de Lisboa, e aqui temos mais qualidade de vida, segurança e paz. Além disso, foi em Portugal que o Artur teve o reconhecimento que merece. Eu sei o quanto ele trabalhou e trabalha, a dedicação e o empenho nesta carreira. Ele diz sempre: 'o guarda-redes não joga sozinho e para um guarda-redes fazer uma boa exibição precisa da ajuda da equipa.' O reconhecimento, para mim, não tem preço e, por isso, amo Portugal acima de tudo, até acima do Brasil que é a minha terra. Nós fomos e somos felizes em Portugal!
Veja a revista na íntegra em O jogo

Segue-nos no Facebook em:http://www.facebook.com/OJogoForaDeCampo
Segue-nos no Twitter em:https://twitter.com/Ojogoforadecamp

Sem comentários:

Enviar um comentário