Neste blog pode acompanhar a vida privada dos seus heroís e ídolos do mundo do futebol.
O ditado popular diz que "atrás de um grande homem está uma grande mulher", será que atrás de um grande jogador de futebol está uma grande mulher? É isso que vamos ver. Disfrutem...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Valéria Lima: "O Lima é muito exigente"



O Lima já está de regresso ao trabalho. As férias foram cá, em Portugal, ou visitaram o Brasil?

Assim que terminou a época, e tivemos possibilidade, fomos para o Brasil. Passámos um mês de férias em Monte Alegre, onde temos a nossa família e muitos amigos. É sempre bom regressar para estar com todos e matar um pouco as saudades.

O Lima está ansioso por voltar à competição?

Apesar de ele ser um jogador já experiente, sente sempre alguma ansiedade. É normal, faz parte da profissão dele e acho que, quando se gosta daquilo que se faz, é comum existir alguma ansiedade. Mas o Rodrigo está tranquilo, sente-se bem e está preparado para a nova época.

Ele está confiante que este é o ano do Benfica?

O Rodrigo está muito confiante e convencido que este é o ano do Benfica. Eles estão mais fortes e saíram mais fortalecidos de todos os episódios menos felizes da época passada.

Refere-se à reta final da temporada em que estiveram quase a ganhar o campeonato, a Liga Europa e a Taça de Portugal. Sofreram muito lá em casa?

Foi muito complicado e uma fase má! Mas acho que foi para todos os jogadores. Eles ficaram muito tristes. Ainda assim, tiveram muito mérito em chegar onde chegaram e onde muitos gostariam de ter chegado e não conseguiram. Mas esta época eles vão conseguir. De qualquer forma, acho que o Benfica merecia ganhar as três competições. O Rodrigo ficou muito triste mas ele é otimista e acredita que os verdadeiros vencedores se fortificam com as derrotas.

Voltando um pouco atrás e à vossa mudança de Braga para Lisboa. Correu bem?

Correu muito bem. Já tínhamos morado em Lisboa, quando o Rodrigo esteve no Belenenses, e por isso também foi uma transição mais tranquila. Conhecíamos um pouco a cidade e, quando profissionalmente a época corre bem, como foi o caso, em termos pessoais, tudo nos parece bem. Independentemente dos motivos profissionais, não posso negar que gosto bastante de Lisboa. Gosto do clima, da paisagem, das pessoas.... É uma cidade bonita!

Será o Lima pessoa de fácil trato, o que facilita sempre a integração num balneário?

É, mais ou menos isso. O Rodrigo é bastante sociável, sempre se deu bem em todos os clubes por onde passou, nunca chegou a casa a reclamar de ninguém. Mas, na verdade, ele não é de falar muito comigo sobre esse tipo de assuntos. Ele em casa raramente fala sobre futebol.

É homem de falar pouco e fazer muito [entenda-se golos]. No dia a dia o seu marido também é tão eficaz quanto no relvado?

Profissionalmente, o Rodrigo é uma pessoa insatisfeita por natureza. Ele cobra-se muito, nada é suficientemente bom e vê sempre alguma coisa a melhorar. Julgo que esse é o diferencial dele e, porventura, terá chegado onde chegou precisamente por causa dessa característica. Esse é o segredo do Rodrigo, estou em crer, para ser tão bem sucedido. É extremamente exigente consigo próprio e autocrítico! Mas quando digo que ele é pouco conversador refiro-me apenas a assuntos de futebol, porque em tudo o resto é bastante sociável. Ele adora estar com os amigos, conversar, fazer churrasco...

É fácil conquistar o Lima? Pergunto em termos de amizade...

Hum... acho que sim. O Rodrigo é um homem muito, muito simples e dado. Humilde, não faz distinção entre as pessoas, por ser mais ou menos conhecido, nem é de querer ser mais que os outros.

E como lida ele com a popularidade?

Lida bem. Há sempre um adepto ou outro a querer falar ou a cumprimentar, mas ele não tem problemas com isso. Está habituado.

Qual é para si a maior virtude do Lima?

São tantas as coisas que admiro nele. Aliás, por isso é que me conquistou! Antes do amor, temos de admirar a outra pessoa. Não adianta estar com alguém pela beleza, status ou atração, é preciso haver algo maior. Profissionalmente, o Rodrigo é exemplar, muito concentrado no trabalho, responsável e cumpridor dos seus deveres. Até costumo dizer que, quando eu entrar no mercado de trabalho, quero ser como ele. Além disso, o Rodrigo não sente necessidade de provar nada a ninguém. Para ele só conta aquilo que ele é capaz de fazer e, para mim, essa forma de ser é uma lição de vida. Em termos pessoais, além de simples, o Rodrigo é uma pessoa humana e, apesar de profissionalmente estar muito bem, não é de se vangloriar, o que é muito bonito. Ele chega à nossa terra, vai ter com os amigos e é mais um, como todos os outros e como se nunca tivesse saído de lá. Ele reúne um conjunto de fatores que fazem dele uma pessoa muito boa... o carinho, a atenção, a generosidade e a preocupação para com todos nós e o nosso bem estar...

Qual é a primeira coisa que ele faz quando chega a casa?

Procurar a Maria Paula. Para cheirar, abraçar, beijar, sentir.... Quando ela nasceu era muito parecida com ele e até as minhas amigas brincavam e chamavam-na de Liminha. Hoje, tem traços dos dois, tanto em termos físicos como de personalidade. Mas o Rodrigo gosta muito de brincar com ela e tem muita paciência. Ele faz-lhe tudo e ela anda sempre colada a ele. Eu até costumo brincar e dizer que ela 'é o puxa saco dele' (risos)...

Qual é a maior referência do Lima no futebol?

Ronaldo, o Fenómeno. Sempre foi a maior referência e, muito embora já se tenha retirado dos relvados, ainda hoje o Rodrigo fala nele. Sempre o admirou!

Veja a entrevista na íntegra em Ojogo

Segue-nos no Facebook em:http://www.facebook.com/OJogoForaDeCampo
Segue-nos no Twitter em:https://twitter.com/Ojogoforadecamp
 

Sem comentários:

Enviar um comentário